segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lição12 a morte do rei davi

A MORTE DO REI DAVI
1 Reis 1 a 2:11
A rebelião de Adonias

Davi aos setenta anos já se encontrava debilitado e sua saúde exigia cuidado.

Ele sentia muito frio e o remédio sugerido pelos seus servos, embora nos surpreenda hoje, era prático e usado naqueles dias para os que sofriam desse problema: uma jovem para serví-lo e aquecê-lo com o seu corpo. Tendo ele concordado, encontraram uma jovem muito formosa chamada Abisague, e ela lhe prestou esses serviços. Embora Davi não a tenha possuído, ela foi considerada como sendo uma das suas esposas, como vemos mais tarde.

Adonias, agora o filho mais velho de Davi após a morte de Amnom e Absalão, impaciente pelo trono que julgava ia herdar, tratou de se promover e providenciou carros, cavaleiros e cinqüenta homens que corressem pomposamente adiante dele, exatamente como fizera Absalão (2 Samuel 15:1).

Mas, como mais tarde disse o Senhor Jesus: "todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado" (Lucas 14:11), sua humilhação não tardaria em vir.

Como Absalão, ele era de muito boa aparência, e Davi tinha sido muito indulgente com ele, nunca o disciplinando. Ele não teve dificuldade em se rodear de amigos, entre os quais o general Joabe que já não era benquisto por Davi e via uma oportunidade de restaurar-se com o seu sucessor, e o sacerdote Abiatar.

Um dia ele deu um grande churrasco e convidou apenas os seus amigos. Ele sabia quem continuava fiel a Davi e os deixou de fora, inclusive seu meio-irmão Salomão, filho de Bateseba.

O SENHOR havia dito a Davi, antes do nascimento de Salomão, que Salomão ia ser rei em seu lugar, e iria construir o templo em Jerusalém que Davi havia planejado construir depois da praga que veio em resultado ao recenseamento do povo (1 Crônicas 22:9).

Por certo essa revelação teria vindo através do profeta Natã, e Davi a transmitiu a Bate-Seba, mãe de Salomão, prometendo-lhe que o seu segundo filho (o primeiro morreu) seria rei em seu lugar. É ainda possível que Adonias também estivesse a par, e essa seria mais uma razão para ele procurar se apossar do trono antes que Davi nomeasse Salomão.

Percebendo a intenção de Adonias, Natã se empenhou em evitar que ele levasse avante os seus planos, e cuidadosamente preparou uma estratégia para persuadir o rei a tomar as providências necessárias para passar o trono a Salomão.

Natã falou com Bate-Seba, dizendo que Adonias já se proclamava rei sem o conhecimento de Davi, e que ela e seu filho Salomão agora corriam perigo de vida (o que é bem provável) e sugeriu um plano para que se salvassem.

Em obediência a Natã, Bate-Seba apresentou-se ao rei Davi, lembrou-o que ele havia jurado que Salomão seria seu sucessor, e perguntou porque, então, Adonias reinava? Pois ele havia dado aquele banquete e convidado todos os seus amigos e irmãos menos Salomão. Todo o Israel estava esperando para que Davi nomeasse o seu sucessor mas, se não o fizesse antes de morrer, ela e Salomão correriam perigo de vida.

Nesse momento, aproveitando-se do choque do rei ao ouvir isto, Natã pediu uma audiência, e ao ser chamado à presença do rei contou-lhe a mesma coisa e perguntou se era isso que o rei queria?

Bate-Seba havia se afastado com a entrada de Natã, mas Davi a chamou e lhe disse que faria naquele mesmo dia como havia jurado a ela pelo SENHOR Deus de Israel: seu filho Salomão reinaria depois dele e se assentaria no trono em seu lugar.

Imediatamente Davi instruiu Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada para instalarem Salomão no trono como seu sucessor (Joiada foi um sacerdote - 1 Crônicas 27:5 - e Benaia fora colocado por Davi como chefe da sua guarda real - 2 Samuel 8:18).

Seguindo suas instruções, eles montaram Salomão na mula real e o levaram a Giom, acompanhados da guarda real. Essa mula era o animal de transporte de gala do rei, e montar sobre ela era como sentar-se no trono. Cada príncipe tinha também sua própria mula.

Giom era uma lagoa, próxima a Jerusalém. Ali ele foi ungido e proclamado com trombeta como rei de Israel e todo o povo exclamou: Viva o rei Salomão! Houve grande alegria, muita música e clamor no caminho até o palácio real, onde colocaram Salomão no trono.

O ruído interrompeu a festa do pretendente Adonias. Ao ouvirem um relato do que havia acontecido e perceberem que a sua rebelião havia sido frustrada, os convidados debandaram. Adonias foi se refugiar no pátio do tabernáculo e ficou segurando os chifres do altar esperando que ninguém o tocasse enquanto estava ali, e exigindo que Salomão jurasse não matá-lo.

Ao ser informado, Salomão disse que Adonias poderia viver em paz se fosse homem de bem, mas seria executado se fosse achada maldade nele. Ele mandou buscar Adonias, que veio e se prostrou em submissão diante de Salomão. Este o mandou ir para casa.
As instruções de Davi a Salomão

Davi começou declarando que ia pelo caminho de todos os mortais: a morte física é o caminho por que passa toda a humanidade, quando deixamos este corpo e nosso espírito deixa esse âmbito material, físico, e passa ainda consciente para o âmbito espiritual.

Em seguida mandou "Coragem, pois, e sê homem!" Um homem de Deus precisa de ter coragem e as virtudes que associamos com um caráter varonil: integridade, força de caráter, determinação, justiça e retidão. A idéia que muitos têm de que um homem piedoso é um tipo efeminado, fraco, refletida nas pinturas religiosas da idade média e da renascença é muito errada. Para ter sucesso no poder, Salomão precisava ser um verdadeiro homem.

Para que Salomão prosperasse em tudo quanto fizesse, em qualquer parte, era essencial que ele fosse fiel ao SENHOR: guardando os seus preceitos para andar nos Seus caminhos, para obedecer os seus estatutos e os seus mandamentos; como rei, fazer cumprir os seus juízos, e os seus testemunhos no templo, tudo em conformidade com o que se encontra escrito na Lei de Moisés.

A segurança da dinastia de Davi no trono de Israel dependia da fidelidade sincera ao SENHOR por parte da sua descendência, e lemos que a partir do próprio Salomão mais tarde, eles falharam. Em conseqüência, os seus sucessores perderam o poder que haviam herdado.

Salomão precisava também começar por limpar o ambiente daqueles que haviam já revelado seu mau caráter e infidelidade durante o reino de Davi, e recompensar aos que lhe haviam sido fiéis. Isso nos lembra que o Senhor Jesus também vai limpar o ambiente de tudo aquilo que ofende antes de dar início ao seu reino milenar.

A morte de Davi é relatada em um curto versículo. Existe um tom de tristeza aqui, pois ele havia sido um grande homem de Deus. Quando o seu primeiro filho com Bate-Seba morreu, Davi havia dito: "Eu irei a ele, porém ele não voltará para mim". Ele agora havia ido. Mas voltará para o seu reino milenar, com o SENHOR (Jeremias 30:9, Ezequiel 34:23-24, 37:24-25, Oséias 3:5).


R David Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário